segunda-feira, 25 de junho de 2007

Referenciar Ficheiros PDF


Na nova versão de MicroStation - MicroStation V8 XM Edition - é possível anexar ficheiros com extensão *.PDF, na caixa de diálogo Raster Manager.

Em Files of type, seleccionar Adobe File Format (*.pdf) e no caso de se tratar de um documento PDF com mais do que uma página (Multi-Page), é possível seleccionar as páginas a anexar.

Change Element Attributes



A caixa de diálogo Change Element Attributes inclui uma nova opção - Make Copy - que permite por exemplo copiar um elemento para outro nível, alterando-lhe ou não atributos como a cor, estilo de linha, espessura, transparência, prioridade e/ou class.



Com os agradecimentos ao nosso amigo Pedro Martinho!

Key-in...

-Para copiar elementos de um nível para outro:
LEVEL ELEMENT COPY level2 level1, em que level2 representa o nível de destino e level1 o nível origem.

-Para mover elementos de um nível para outro:
LEVEL ELEMENT MOVE level2 level1, em que level2 representa o nível de destino e level1 o nível origem.

-Para seleccionar elementos de um nível:
LEVEL ELEMENT SELECT level, em que level corresponde ao nome do nível.

terça-feira, 19 de junho de 2007

XYZ Text

Esta barra de ferramentas permite a anotação dos elementos existentes com as respectivas coordenadas X, Y, Z e a exportação/importação de pontos/células/textos a partir de ficheiros ASCII.
Para abrir a barra de ferramentas XYZ Text digitar no Key-in: DIALOG TOOLBOX XYZTXT ON, ou em alternativa, seleccionar: Tools > Tool Boxes > XYZ Text > OK.

As várias ferramentas são descritas sucintamente nos quadros:

segunda-feira, 11 de junho de 2007

View Toolbox

Quando se instala MicroStation V8XM Edition, a barra View Toobox fica localizada, por defeito, no canto superior esquerdo da vista.



Esta localização pode ser alterada, na caixa de diálogo das preferências (menu Workspace > Preferences):


Na imagem seguinte, o posicionamento da barra, escolhido foi Bottom:

terça-feira, 5 de junho de 2007

Controle de Qualidade com Standards Checker

No âmbito de controle de qualidade, uma das ferramentas utilizadas em MicroStation – Standards Checker – permite verificar a informação do ficheiro dgn, por comparação com um ficheiro Standard. É possível comparar níveis, estilos de texto, de cotagem e de linhas e templates.

Exemplo:
Os atributos de teste (Standards Checker Settings) são definidos no ficheiro teste – cartografia.dgnlib. É este ficheiro que contém os atributos de referência.
No ficheiro que se pretende verificar, seleccionar o menu Utilities > Standards Checker > Configure.
Na caixa de diálogo selecciona-se o ícone create new standard checker settings, e atribui-se o nome teste. Como neste exemplo a intenção é comparar níveis, activa-se a opção Check Levels e o botão Settings.
Para além de se seleccionar o ficheiro de referência, que corresponde neste caso cartografia.dgnlib, é também nesta caixa de diálogo que se seleccionam as propriedades específicas relacionadas com os níveis que se pretendem comparar.




No ficheiro a verificar – levantamento.dgn, seleccionar o menu Utilities > Standards Checker > Check, e após seleccionar o ficheiro .dgnlib, o conjunto de atributos padrão e as propriedades a comparar, activar as opções Report File, Interactive e Show Ignored Problems.


Os erros encontrados são identificados e na caixa de diálogo é possível corrigi-los ou ignorá-los mediante as opções Ignore, Fix e Skip.
Neste exemplo, temos a indicação de que existe um nível (MURO) neste ficheiro que não existe no ficheiro padrão.


Quando se selecciona o nível para o qual se deve mudar os elementos percebe-se a diferença em termos de cor, que vai ocorrer.
Neste outro exemplo, o nível existe mas as propriedades do nível não correspondem.

Todos os erros e respectivas correcções são incluídos no relatório .xml

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Fit View ao(s) elemento(s) seleccionado(s)

Após seleccionar o(s) elemento(s) em relação ao(s) qual(is) se pretende executar um fit view, seguir os passos indicados nas figuras:

1.
2.
3. Browse: Model

4.

5.