“Todas as sociedades dependem das suas infra-estruturas. Mas à medida que as nossas Comunidades crescem somos confrontados com a escassez dos recursos. A crescente procura suportada em recursos naturais, a necessidade premente de serviços básicos que suportem um Planeta saudável, e os resultantes subprodutos da População Mundial, constituem uma chamada urgente à acção.” - Greg Bentley, President, Chairman of the board
Quem estará em melhores condições para responder a esta chamada, senão o mundo dos Profissionais das Infra-estruturas ?
Os mercados globais criaram um inaudito imperativo da inovação, como forma de incremento da qualidade.
Poderíamos pensar que o desenvolvimento e o trabalho em infra-estruturas se tornaram rotineiros e banais. Que os países em vias de desenvolvimento necessitam de infra-estruturas básicas ao nível do saneamento e fornecimento de água, ou que os países desenvolvidos necessitam apenas de manutenção ou substituição de velhas infra-estruturas.
Mas pelo contrário, os desafios são crescentes e inovadores, estamos perante um novo paradigma, em que os profissionais das infra-estruturas enfrentam o desafio da sustentabilidade ao serviço de um planeta melhor.
-Um paradigma suportado pela consciência de várias questões:
-Esgotamento do stock de combustíveis fósseis e de outros recursos naturais;
-As mudanças climáticas;
-O crescimento da população e a sua migração para áreas costeiras, onde se arriscam a catástrofes como tempestades e tsunamis;
-A necessidade de introduzir melhorias ambientais.
-A necessidade de adaptar as infra-estruturas globais, de forma a atenuar os efeitos das catástrofes naturais ou provocadas pelo Homem;
Suportado por este novo paradigma, a missão da Bentley é fornecer software em todos os ciclos de vida das infra-estruturas mundiais. É uma missão consciente do real impacto destas infra-estruturas na sociedade, no ambiente e na profissão.
Na Sociedade; as infra-estruturas são a base de todos os esforços para criar, proteger, e melhorar a qualidade de vida das populações a nível mundial. São essenciais à actividade humana e ao progresso, permitem o comércio, as comunicações, a educação, a saúde a segurança, o abrigo e os transportes.
No Ambiente; as infra-estruturas desempenham um papel fundamental para reduzir o impacto da actividade humana no ambiente, bem como para mitigarem os efeitos severos de catástrofes naturais ou humanas.
Na profissão; para responder a estes imperativos é necessário desenvolver uma rede global de profissionais de infra-estruturas, altamente qualificada e motivada.
As soluções tecnológicas da Bentley, são totalmente abrangentes e cobrem as várias categorias de infra-estruturas, BIM ( Building Information Modeling) e Integração Geoespacial, BRIM ( Bridge Information Modeling), Cadastro, Comunicações, Óleo e Gás, Redes de electricidade e Gás, Ferrovias e trânsito, Estradas, Água e Saneamento.
A ponte de Sutong , na província de Jiangsu, na China é um exemplo prático, com óptimos resultados, da utilização destas inovadoras abordagens na Engenharia de Pontes-
( BRIM – Bridge Information Modeling). A sua construção enfrentou desafios extraordinários, devido a factores ambientais e a necessidades operacionais. Através de uma análise extensiva utilizando Software Bentley Bridge RM , a ponte Sutong suporta tremores de terra e monções marítimas do clima subtropical - caracterizado por intensas chuvadas, nevoeiro tufões e tornados. A ponte consegue resistir ao impacto de um navio de 50.000 toneladas .
O BRIM ( Building Information Modeling) , assenta num modelo de informação , suportado por um vasto leque de tecnologia , que acima de tudo permite a reutilização da informação ao longo do ciclo de vida da ponte. Todos os processos são suportados pelo BRIM, desde a fabricação, construção, operação, manutenção até à inspecção.Com maior flexibilidade de acesso à informação acerca da ponte, as organizações podem começar a optimizar os seus procedimentos ao longo de todo o ciclo de vida da ponte.
O BRIM é tão complexo e completo, que permite suportar os processos e procedimentos desenvolvidos pelos proprietários da ponte, permite fornecer informação ao público, engenheiros, construtores e até a entidades financiadoras.
É neste contexto, de novas abordagens na área da Engenharia, que irá decorrer em Baltimore, nos dias 28-30 de Maio, a Conferência Internacional da Bentley, “Best Practices for Sustaining Infraestructure”, destinada a decisores e a técnicos que pretendam desenvolver as suas organizações de forma a capacitá-las para responderem aos imperativos deste novo paradigma das infra-estruturas sustentadas.
Vera Gregório
(vera.gregorio@bentley.com)