segunda-feira, 7 de maio de 2007

Google Earth Tools


A visualização e navegação em modelos de projectos 2D e 3D em ambiente Google Earth, permite a contextualização da informação integrada na sua envolvente geográfica. Os utilizadores de MicroStation têm a possibilidade de exportar os seus projectos nos formatos mais utilizados – DGN e DWG.
Estes projectos podem incluir links para informação mais detalhada a ser verificada localmente, transformando o ambiente Google Earth numa importante ferramenta gráfica de apreciação de projectos. Assim, a publicação de um Plano Director Municipal ou do projecto 3D de um edifício para o Google Earth pode incluir informação adicional em formato EXCEL, WORD, PDF, DGN, DWG e URLs.


Como Funciona
O Google Earth não foi projectado para visualizar informação geométrica de pormenor. Assim, a exportação de projectos com detalhe em excesso, pode ultrapassar a capacidade corrente da aplicação. É aconselhada, portanto, a exportação da informação realmente pertinente. Esta exportação é executada através de ficheiros KML (estrutura XML para criação e partilha de informação geográfica) ou KMZ – ficheiro KML comprimido. Ao exportar a geometria, é mantida a estrutura de níveis e referências definida no modelo e as Saved Views são de igual forma incluídas.


Definição da Localização Geográfica (Google Earth)
Existem três métodos para definir com alguma precisão a localização geográfica do modelo e respectiva orientação:
-Utilizar a extensão geo-espacial de MicroStation e as ferramentas associadas para projecções geográficas.
-Utilizar um placemark para definir a localização de um ponto conhecido e posteriormente definir a orientação (key-in: DEFINE NORTH). O desenho da geometria deverá ser preciso e as unidades de trabalho correctamente definidas.
-Colocar dois ou três placemarks como parâmetros de transformação. Este método é bastante útil quando a escala e orientação não são conhecidas e apenas se necessita de uma projecção aproximada.

Exportação de ficheiros (MicroStation)
Após a criação do(s) placemark(s) no Google Earth e sua colocação no modelo (Define Google Earth Placemark Monument), é possível proceder à exportação do projecto (Export Google Earth File).
Os atributos da vista e níveis são os da vista activa no momento da exportação. É importante configurar a vista exactamente como se pretende visualizar no Google Earth, pois informação não importante irá carregar desnecessariamente o ficheiro.
O modo como a geometria é exportada é configurado na caixa de diálogo Google Earth Export Settings, que abre ao seleccionar o botão Google Earth Settings.
Os atributos gerais permitem:
-Seleccionar a versão de Google Earth (3 ou 4). Recomenda-se a versão 4, pois entre outras vantagens permite a exportação de texturas.
-Controlar a precisão nas curvas. Um valor menor produz uma representação mais precisa mas a visualizar é mais lenta.
-Controlar o grau de transparência de forma a visualizar a fotografia aérea que se encontra por debaixo.
-Converter estilos de linha customizados para o ficheiro KML, por ‘drop’ em que a linha é representada pelos seus componentes individuais. Este procedimento produz uma correcta visualização do estilo de linha mas aumenta o tamanho do ficheiro e interfere na performance da aplicação.
-Incluir referências raster e converte-las em camadas ao nível do solo.
-Escolher o tipo de render (ou seleccionar From view e o render será o que estiver visível na vista activa).
-Exportar geometria Wireframe, o que permite a visualização de texto, linhas, curvas e cotagens.
-Seleccionar o nível de detalhe.
-Manter a visualização em prespectiva.


Captura de imagens Google Earth
A ferramenta Capture Google Earth Image, capta a vista de Google Earth do terreno. Esta imagem tem a resolução do ecrã e é momocromática (restrição imposta pela Google).
Se não houver indicação da localização do modelo, MicroStation assume que a origem do modelo corresponde ao centro da vista de Google Earth e que o eixo do Y é alinhado com a direcção do Norte.
Nota: verificar se a utilização de imagens Google Earth não viola as restrições impostas (ver Help > License).


Visualização simultânea MicroStation / Google Earth
Para navegar em Google Earth para a localização e orientação da vista activa de MicroStation, a ferramenta a seleccionar é Synchronize Google Earth View. Se não estiver iniciada a aplicação (Google Earth), esta inicia automaticamente.
Para navegar em MicroStation para a localização e orientação da vista aberta em Google Earth, seleccionar Follow Google Earth View.


Visualização em Google Earth de animação criada em MicroStation
A visualização de animações criadas em MicroStation, com ou sem exportação de geometria é executada através da ferramenta Play Camera Animation in Google Earth.

Sem comentários: