- Aplicação de materiais em Projectos 3D
As capacidades de Render em MicroStation permitem a criação de imagens fotorrealistas. Para obter estas imagens, os elementos no modelo necessitam de ter materiais associados e não apenas cor, para apresentarem um aspecto real.
A definição de materiais e respectivos atributos pode ser executada e guardada, localmente no próprio ficheiro .DGN ou numa biblioteca externa.
A biblioteca de materiais está associada a dois tipos de ficheiros:
- ficheiro .pal, que contém a palete de materiais com os respectivos atributos (cor, textura, transparência,…);
- ficheiro .mat, que regista a atribuição dos materiais.
Em geral, um ficheiro .DGN tem associado um ficheiro .mat, o qual referencia um ou mais ficheiros .pal. Assim, materiais semelhantes podem ser guardados em ficheiros .pal independentes. Por exemplo, diferentes tipos de vidro podem ser guardados num ficheiro .pal referente a vidro e diferentes tipos de soalho podem ser guardados noutro ficheiro .pal referente a soalho.
Atribuição de Materiais
Existem dois métodos distintos através dos quais é possível atribuir materiais:
- nível e cor – o material é atribuído a todos os elementos de determinada cor, num determinado nível.
- Associar materiais enquanto atributos dos elementos gráficos. Este método é particularmente útil para anexar diferentes materiais a várias faces de um SmartSolid. Quando um material é anexado desta forma, este método sobrepõe-se às definições por cor e nível.
Exemplo
Partindo de um ficheiro com duas colunas, uma composta por quatro sólidos independentes e outra constituindo um SmartSolid (um único elemento). Ambas as colunas estão no mesmo nível e têm a mesma cor.
As colunas 3D do ficheiro de exemplo:
As capacidades de Render em MicroStation permitem a criação de imagens fotorrealistas. Para obter estas imagens, os elementos no modelo necessitam de ter materiais associados e não apenas cor, para apresentarem um aspecto real.
A definição de materiais e respectivos atributos pode ser executada e guardada, localmente no próprio ficheiro .DGN ou numa biblioteca externa.
A biblioteca de materiais está associada a dois tipos de ficheiros:
- ficheiro .pal, que contém a palete de materiais com os respectivos atributos (cor, textura, transparência,…);
- ficheiro .mat, que regista a atribuição dos materiais.
Em geral, um ficheiro .DGN tem associado um ficheiro .mat, o qual referencia um ou mais ficheiros .pal. Assim, materiais semelhantes podem ser guardados em ficheiros .pal independentes. Por exemplo, diferentes tipos de vidro podem ser guardados num ficheiro .pal referente a vidro e diferentes tipos de soalho podem ser guardados noutro ficheiro .pal referente a soalho.
Atribuição de Materiais
Existem dois métodos distintos através dos quais é possível atribuir materiais:
- nível e cor – o material é atribuído a todos os elementos de determinada cor, num determinado nível.
- Associar materiais enquanto atributos dos elementos gráficos. Este método é particularmente útil para anexar diferentes materiais a várias faces de um SmartSolid. Quando um material é anexado desta forma, este método sobrepõe-se às definições por cor e nível.
Exemplo
Partindo de um ficheiro com duas colunas, uma composta por quatro sólidos independentes e outra constituindo um SmartSolid (um único elemento). Ambas as colunas estão no mesmo nível e têm a mesma cor.
As colunas 3D do ficheiro de exemplo:
Na barra de ferramentas Rendering Tools, seleccionar Apply Material:
O nome desta caixa de diálogo varia consoante o ícone da operação seleccionada.
Antes de executar qualquer atribuição de material, é necessário abrir o ficheiro .pal (neste caso, simple stuff.pal).
Caixa de diálogo para aplicação de materiais:
Após a selecção do material (Column dark), mover o cursor sobre um elemento e aceitar (data point). Como todos os elementos que compõem as colunas estão no mesmo nível e têm a mesma cor, o material seleccionado ficará associado a ambas.
Seleccionar a ferramenta Render , com Render Mode: Ray Trace.
Render Mode: Ray Trace:
Dar um data point na vista em causa.
Visualização de Render das colunas:
A imagem resultante de ambas as colunas é portanto, semelhante.
Vejamos o que acontece ao alterar a cor da segunda coluna para vermelho:
Ao mudar a cor da segunda coluna o material deixa de lhe estar associado
Ao alterar a cor da segunda coluna, a imagem da mesma não apresenta qualquer material associado. Tal acontece porque o método de associação do material foi por nível/cor e portanto, quando se muda a cor perde-se a associação a esse material.
Se existisse um outro material associado à cor vermelha, era esse o material que ficaria visível ao executar o render da imagem.
Como indicado anteriormente, para além deste método, é possível associar materiais como um atributo de determinado elemento. Neste caso, MicroStation tem de ter acesso ao respectivo ficheiro .pal, através do ficheiro .mat. Se tal não acontecer, o render apresentará o elemento na sua cor nativa ou com o material que estiver associado a essa cor.
Qualquer material que seja associado a um elemento tem prioridade sobre os materiais associados por nível/cor.
Exemplo
Continuando no mesmo ficheiro .DGN, no menu Material (ferramenta Apply Material), seleccionar Column light como material activo e activar o ícone Attach:
Ícone Attach:
Identificar a segunda coluna, dando de seguida, um data point sem tocar nenhum elemento que constitui a coluna.
Este material fica automaticamente associado a esta coluna (apesar de os elementos que a constituem apresentarem a mesma cor da primeira). Ao executar o Render, é possível visualizar esta associação:
Ao mudar a cor da segunda coluna o material que lhe estará associado será sempre o mesmo, uma vez que não está dependente da cor.
Dependendo dos materiais utilizados, qualquer projecto, em áreas tão distintas quanto a Arquitectura, Engenharia ou Industria, poderá ser amplamente valorizado.
É possível ter uma visualização muito próxima da realidade, testar materiais de construção, cores, etc, facilitando a tarefa de quem decide.
Alguns exemplos de projectos de arquitectura, com aplicação de diferentes materiais:
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